domingo, dezembro 24, 2006

Se eu acredito no Pai Natal? E porque não hei-de acreditar?


O seguinte editorial de Francis P. Church, “Sim Virgínia, o Pai Natal existe” (Yes Virginia, There Is a Santa Claus) foi uma sensação imediata, e tornou-se um dos editoriais mais famosos jamais escrito. Apareceu primeiro no The New York Sun em 1897, e foi reimprimido anualmente até 1949, quando o jornal saiu de circulação. É ainda hoje utilizado nas escolas superiores de jornalismo dos Estados Unidos como sendo um trabalho exemplar.
.

A tradução que se segue é de minha autoria pelo que qualquer erro é da minha exclusiva responsabilidade.


Sim, Virgínia, o Pai Natal existe
por Francis P. Church, The New York Sun (1897)

Temos um enorme prazer em responder à seguinte carta, enquanto expressamos a nossa grande satisfação em que o seu autor seja um fiel amigo de The New York Sun:

.
Querido Director,
Eu tenho 8 anos. Alguns dos meus amigos dizem que o Pai Natal não existe. O meu Pai diz, “Se leres no The Sun, é verdade.” Por favor diz-me a verdade, o Pai Natal existe?
Virgínia O'Hanlon
.

Virgínia, os teus amigos estão errados. Eles foram afectados pelo cepticismo que invadiu a nossa vida diária. Eles não acreditam se não puderem ver. Eles pensam que nada pode ser desde que não o possam compreender através das suas pequenas mentes. Todas as mentes, Virgínia, sejam homens ou crianças, são pequenas. Neste nosso grande universo, o homem é, no seu intelecto, e quando comparado com o mundo, um mero insecto, uma formiga, incapaz de agarrar toda a verdade e conhecimento.
Sim, Virgínia, o Pai Natal existe. Ele existe com a mesma certeza com que o amor e a generosidade e a devoção existem, e tu sabes que estes abundam e dão à tua vida, beleza e alegria. Ai! como triste seria o mundo se não existisse Pai Natal! Seria tão triste como se não existissem Virgínias. Não haveria nenhuma fé, nenhuma poesia, e nenhum romance para fazer tolerável esta existência. Nós não deveríamos ter nenhum prazer, à excepção da razão e da visão. A luz com que a infância enche o mundo seria extinta.
Não acreditar no Pai Natal? Daqui a pouco deixamos de acreditar em fadas. Tu poderias conseguir com que o teu pai contratasse todos os homens necessários para vigiar todas as chaminés na véspera de Natal de forma a apanhar o Pai Natal, mas mesmo que eles não o vissem, o que é que eles conseguiriam provar? Ninguém vê o Pai Natal, mas isso não é prova de que não exista um Pai Natal. As coisas mais reais que podes encontrar no mundo são aquelas que nem crianças nem homens podem ver. Tu já viste fadas a dançar no jardim? Claro que não, mas isso é não é prova de que elas não estão lá. Ninguém pode conceber ou pode imaginar todas as maravilhas que não viu ou que não podem ser vistas no mundo.
Tu ao quebrares um chocalho de bebé vês o que faz o barulho, mas há um véu que cobre o mundo invisível, que nem o homem mais forte, nem mesmo a força unida de todos os homens mais fortes que já viveram poderia quebrar. Só a fé, poesia, amor, romance, pode afastar aquele véu e nos permitir ver a beleza e glória sobrenatural. Tudo isto é real? Ah, Virgínia, no mundo inteiro não há nada de mais real.
Não existe o Pai Natal? Agradeçamos a Deus! Ele vive e viverá sempre. Daqui a mil anos, Virgínia, daqui a 10 vezes 10.000 anos, ele continuará a fazer feliz o coração das crianças.
Francis P. Church

Para todos, mas em especial para os meus amigos e para todos aqueles pelos quais tenho um enorme carinho, os meus votos de Feliz Natal!!!

Que o Pai Natal vos traga tudo o que desejam e merecem!!!

Beijos e Abraços Enormes!!!

Sem comentários: