quinta-feira, julho 27, 2006

Em defesa do Rivoli e de uma política de Cultura na cidade do Porto


Visitem o site http://www.juntosnorivoli.com/ , leiam as razões do protesto, e se concordarem não se coibam de assinar a petição. A Democracia e a luta pelos direitos que ela nos oferece também se faz destes gestos.

in http://nortadas.blogspot.com/ por Marcelo Mendes Pinto

"(...)Como cidadão e como portuense, tenho o direito de expressar a minha indignação. (...)
A decisão da Câmara Municipal do Porto de entregar a privados a gestão do Rivoli-Teatro Municipal constitui um acto político que me parece profundamente errado e com consequências graves para o presente e, sobretudo, para o futuro dos cidadãos do Porto.
E parece-me profundamente errado porque, em primeiro lugar, evidencia a ausência de uma estratégia ou, como se queira, de uma política cultural que a Câmara deveria reclamar como sua, e que neste sector se basearia na divulgação, no estímulo e no apoio da criação artística em todas as suas expressões, na tentativa de atingir públicos amplos e diversificados, na formação desses mesmos públicos e dos próprios artistas, enfim, essa política deveria prosseguir o desenvolvimento cultural do Município, e mesmo de toda uma região de que o Porto se reclama lugar central. É ao fomentar os intercâmbios nacionais e internacionais que se alargam os horizontes culturais e que se alcança o cosmopolitismo que faz a diferença com o provincianismo serôdio em que nos debatemos.
Em segundo lugar, parece-me que esta decisão deriva da não compreensão de um conceito básico, a distinção entre cultura e lazer. Ao entregar a gestão do Rivoli-Teatro Municipal a privados, a Câmara Municipal do Porto estará a transformar o mais importante equipamento cultural da cidade em mero pavilhão recreativo. (...)"

1 comentário:

Anónimo disse...

já cumpri o meu dever ... esperemos que este Rio resolva correr a favor da cidade ...